CRIANDO UDF PARA CONTAR DIAS ÚTEIS NO POWER APPS CANVAS COM POWER FX AVANÇADO

CRIANDO UDF PARA CONTAR DIAS ÚTEIS NO POWER APPS CANVAS COM POWER FX AVANÇADO Fala meus amigos como vocês estão sejam muito bem-vindos aqui ao meu canal meu nome é Ron Vico e nesse vídeo nós vamos criar aqui juntos uma UDF né uma user defin and function uma função definida.

CRIANDO UDF PARA CONTAR DIAS ÚTEIS NO POWER APPS CANVAS COM POWER FX AVANÇADO

Por usuário aí dentro do Power apps para contar dias úteis né Já tô aqui com meu Power apps aberto a gente já fez isso aqui no canal tá porém a gente não construiu uma UDF então se você parar.

Para pensar e analisar os vídeos aqui no canal você vai ver que muita coisa que a gente criou hoje pode ser utilizada diretamente numa função então a gente não tinha Como reutilizar e agora tem né.

Se você não sabe o que é uma UDF tem um vídeo no canal explicando mas aqui na prática você já vai entender como que eu vou montar essa UDF assim como eu ensino montar componentes aqui ou outras udfs.

Que que eu sempre falo não precisa criar diretamente a UDF primeiro eu posso criar numa tela criar minha lógica e depois eu movo isso seja para um componente seja para uma UDF Então qual.

Que é o jeito mais fácil aqui bom para ir testando eu vou inserir aqui dois Campos de data para eu ir selecionando certo então com esses dois Campos de data aqui ó vou colocar duas datas e eu.

Quero contar dias úteis né então entre essas duas datas eu até consigo pegar a diferença de dias usando date dif que é uma função conhecida tanto Power apps quanto Excel né e etc mas ele não me.

Conta dias úteis Então como que eu faço para calcular esses dias úteis como ainda não tem aqui no power apps talvez Futura ente tenha ou não né porque agora como tem UDF a Microsoft pode até trazer.

Menos funções Afinal você pode criar a sua própria concorda Bom vamos lá eu vou querer calcular quantos dias úteis eu tenho entre essas duas datas para isso e eu vou colocar aqui o quê uma tabela tá.

Para exemplificar porque se eu só ir fazendo no código Tem muita gente que não vai entender então eu vou colocar aqui ó uma tabela de dados e que que eu quero fazer eu quero montar uma tabela.

De dados onde eu marque todos os dias entre essas duas datas e Qual dia é útil ou não Ou seja qual dia para mim é útil ou não seja sábado domingo segunda correto então que que eu vou fazer eu.

Vou vir aqui em items né e vou começar a montar isso pra gente tentar chegar nesse resultado como que eu faço eu vou fazer primeiro ã uma sequência de valores e montar essa tabela ou seja.

VEJA MAIS AQUI:

    Primeira coisa ó vou montar aqui um if

    Onde eu vou chamar de dias os dias vão ser quantos dias eu tenho entre as datas aí sim eu posso entrar com date di que é algo que eu preciso então ó quantos dias.

    Eu tenho entre a data um e a data dois aqui no caso é date picker né vai est date picker 1 ó vou até chamar de dt1 Ok e aqui eu vou chamar de dt2 para ficar bem fácil de utilizar lá no código então.

    Ó a diferença entre a data 1 p selected date e a data 2. selected date isso aqui vai me trazer o número de dias que eu tenho entre eles o que que eu quero fazer eu quero gerar uma sequência de.

    Datas então eu vou colocar aqui ó um Sequence certo um Sequence que vai gerar uma sequência de datas com os dias que eu vou ter isso aqui talvez ainda não faça sentido para vocês tá Opa faltou.

    Fechar aqui não faça sentido mas pensa o seguinte eu tenho aqui ó uma sequência de dias ou seja se eu colocar aqui ó dia 30 e clicar em Ok eu vou ter aqui os 11 dias tá vendo dia um ou seja primeiro.

    Dia segundo dia terceiro dia e assim por diante então eu quero montar aqui nessa sequência as datas e qual é essa data então por exemplo aqui no próprio items da tabela eu não quero só essa sequência.

    Eu quero colocar aqui ó add colums adicione nessa sequência uma coluna chamada data onde eu adiciono o quê essa sequência esse value da sequência né A minha data 1 então ó value o que que é o.

    Value é cada uma dessas linhas tanto é que tá aqui como value tá vendo cada uma dessas linhas a minha a minha data Ou seja eu vou vir aqui e colocar o seguinte date.

    Ads qual data eu quero adicionar a minha data Inicial dt1 certo eu quero adicionar Quantos dias o value dessa maneira galera que que vai acontecer aqui ele tá apontando.

    Um erro aqui galera porque antig ente tá

    Era string agora a gente não usa mais string aqui no AD colums eu odiei essa atualização tá então se você também desenvolve Power app você notou isso que.

    Agora o AD colums remove colums não é mais string aqui isso para mim ficou horrível Porque deixa de ser dinâmico tudo bem um dia se você não tá claro isso para vocês Futuramente vocês vão.

    Entender mas isso deixa quebra o dinamismo da função mas tudo bem isso é tema para outra aula então Ó o a coluna de data que eu estou criando vai ser igual a isso desta maneira na minha.

    Tabela Olha o que eu já tenho agora eu tenho os vales e agora eu consigo também adicionar a minha coluna de data onde eu vou ter ó 20 21 e assim por diante o que que eu tenho que fazer então o dia 19.

    Não está aqui ou seja além do dates dif eu tenho que somar um tá bom para eu ter o dia 19 aqui também então isso não é um problema vai ser dias vai ser essa diferença mais um pronto agora ten vou.

    Ter o dia 19 também porém novamente tem tem que ajustar porque a minha sequência começa do um eu vou começar do zer Ok dessa maneira eu vou ter aqui ó somado z0 1 2 3 até o dia 30 então aqui eu vou.

    Ter né os 12 dias que é os 12 a diferença entre as duas datas contando o dia 19 e o dia 30 e aí agora o desafio aqui é eu falar qual desses dias é útil ou não para fazer isso eu podia ter uma.

    Tabela de para né que para para marcar feriados por exemplo não vou fazer isso nesse vídeo mas vai ficar claro que eu poderia marcar Qual dia é feriado ou não o que a gente só quer fazer aqui é.

    Contar Qual dia é útil aqui tudo bem então ã para eu saber se é dia útil aqui para mim eu vou utilizar segunda a sexta-feira então eu vou ter que saber qual dia da semana é esta data aqui como.

    Eu já tenho a data nesse Day AD eu vou adicionar aqui uma nova coluna chamada dia semana onde eu vou colocar a função weekday que vai me trazer qual dia da semana é essa data certo então a weekday.

    Desta data ponto e vírgula olha só que interessante e a weekday me permite falar quando começa a semana se é segunda ou domingo aqui no caso tá eu vou colocar zero que vai indicar que.

    Começa justamente ali no domingo eu tá deixa eu até confirmar aqui ó vou colocar o dia da semana e ele deu erro aqui então eu vou trocar para um vamos ver se ele ajusta é vamos deixa eu ver o.

    Dia 21/04 aqui é ó dia 21/04 é um domingo Então beleza o um é o domingo ou seja o número um e o número sete não seria um dia úteis ou somente o número um Concorda porque e às vezes você pode.

    Considerar que o sábado não é dia útil né ou é dia útil aí depende aí do seu caso de uso isso a gente pode colocar como parâmetro na função Beleza então ó Week Day tananã um vai marcar para mim.

    Qual dia da semana dessa maneira galera eu tenho pronto que eu preciso para calcular vocês não concordam porque se eu tenho essa tabela toda aqui ó que é exatamente que a gente fez na outra aula.

    Eh tá um pouco diferente né a aula porque como eu disse as funções mudam as coisas mudam mas a lógica ainda é a mesma então o que que eu tenho aqui ó eu tenho os dias da semana como que eu faço.

    Para contar nessa tabela que eu montei Qual dia é dia útil eu devo pegar tirar tudo cujo dia da semana é um ou seja essa linha e essa linha eu não conto eu vou ter né no caso se eu.

    Considerar só domingo né Eh eu eu Tiraria essas duas linhas se eu considerar sábado como um dia não útil também eu Tiraria o sete daqui e o set daqui eu teria exatamente então 1 2 3 4.

    5 6 7 8 dias úteis entre essas duas datas então basta eu filtrar para realizar o filtro você já sab utilizar Filter né então a gente vai entrar com Filter aqui porém que que é legal eu vou.

    Criar um outro parâmetro aqui ó justamente para identificar se ah Quais dias eu quero utilizar como como dia útil ou não então eu queria poder marcar nessa função se sábado e e.

    Domingo é útil ou não Beleza então eu poderia inclusive criar todos esses parâmetros né todos os dias da semana se eu criar esse parâmetro para todos os dias como é é hoje a UDF como não tem.

    Parâmetro opcional não vai ficar legal mas eu poderia tá além de pedir a data Inicial e data final colocar o seguinte ó segunda quer contar segunda true ou false quer contar terça true ou false só.

    Que concorda comigo que vai ficar gigante essa UDF vai ficar até ruim para utilizar então o que que eu vou fazer em vez de usar um monte eu vou usar só só colocasse sábado e E domingo como opção.

    Então vou colocar aqui ó sábado as true Então nesse caso se a pessoa colocar true quer dizer que é um dia de de trabalho certo E domingo melhor vamos trocar em vez de ser sábado né eu.

    Poderia chamar de sábado é H dia útil se for true quer dizer que é dia útil então eu vou contar e domingo a mesma coisa é dia útil Vou colocar aqui falso então para esse caso somente domingo deveria.

    Ser filtrado então eu como eu disse como ainda não tem as opções e os parâmetros opcionais aqui no nas udfs então não daria para colocar mais coisas porque na hora de utilizar vai ficar confuso eu.

    Vou te mostrar na prática daqui a pouco vai fazer sentido isso que eu falei tá Então qual que é a ideia aqui e basta eu entrar agora com o filtro eu quero filtrar essa tabela e para explicar esse.

    Filtro Olha só como que eu vou fazer eu quero filtrar primeiro e eu quero tirar os dois dias então eu quero tirar tudo coje o dia da semana é diferente de S certo aliás dia diferente.

    Dia da semana não é igual a sete para ficar mais claro ok e dia da semana não é igual a um esses dois filtros tá vendo que tá tirando o sábado e o domingo só que eu só quero.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LsFfU--gius

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem