Script para Salvar Dados de Planilha Google Como Arquivo CSV em Pasta no Drive

Script para Salvar Dados de Planilha Google Como Arquivo CSV em Pasta no Drive Neste vídeo Vamos trabalhar com script para salvar os dados de uma planilha Google como um arquivo csv em uma pasta do Google Drive beleza pessoal então vamos trabalhar menu extensões apps script e aguarda abrir o editor de script editor aberto clica em sobre projeto sem título eu vou renomear para.

Script para Salvar Dados de Planilha Google Como Arquivo CSV em Pasta no Drive

Macros renomear e este my function eu vou alterar para salvar salvar csv e dentro desta função Primeiro passo é referenciar a planilha planilha vai ser igual a getactive spreed sheet abre e fecha parênteses e fech linha de códig ponto e ví prximo é referenci a guia da.

Plan eu esta de guia dados vai ser igual vem da planilha referenciada ponto get sheet by name abre e fecha parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula e dentro dos parênteses abre e fecha aspas duplas e dentro das aspas duplas vai o nome da guia da planilha no meu caso guia dados copia o nome da Guia.

Volta no código e cola dentro das aspas duplas prosseguindo precisamos formatar os dados da planilha primeiro para o formato geral que é o formato automático e como eu tenho uma coluna de datas depois que formatar para automático a coluna das datas vai virar em número então eu preciso formatar de volta para a data e depois de formatar.

Para geral e Corrigir a data eu preciso formatar todos os dados para texto simples No meu caso eu vou formatar da coluna A até a coluna g de volta no editor então Primeiro passo é referenciar a guia Gui dados P getrange abre e fecha parênteses e abre e fecha aspas duplas dentro dos parênteses e dentro das aspas duplas preciso referenciar a área que eu vou.

Formatar no meu caso da coluna a dois pontos até a na G E fora dos parênteses ponto set Number Format abre e fecha parênteses e abre e fecha aspas duplas dentro dos parênteses e dentro das aspas duplas vocês vão colocar General e fecha a linha de código com ponto e vírgula próximo passo é formatar a.

Coluna das datas para facilitar podem Copiar esta linha de código no meu exemplo a coluna da data e a coluna g de volta no editor dentro das aspas duplas coluna G dois pontos g e dentro das aspas duplas do formato eu vou colocar 2D para o dia barra 2m para.

O mês barra 4 Y para o ano formatei a data Agora eu preciso formatar toda a área para texto simples podem colar novamente a linha de código e dentro das aspas duplas do for vocês vão colocar @ feito a formatação próximo passo é localizar a última linha com registro e também a última coluna com.

Registro Então vai última linha vai ser igual vem da GU dados pgl r abre e fecha parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula bar última coluna vai ser igual vem da Guia dados.

Pon get last colum abre e fecha parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula sei aa que eu quero capturar posso capturar os dados Então vados vai ser igual vem da Guia dados P get range e abre e fecha parênteses e dentro dos parênteses precisamos informar a área que nós vamos.

Capturar no meu caso eu vou capturar a partir da linha um coluna um de volta no editor dentro dos parênteses linha Um vírgula coluna um vírgula quantas linhas eu quero capturar eu sei pela variável última linha Nesta parte pessoal se vocês desejam capturar uma quantidade de linhas em específico vocês podem colocar a quantidade de linhas neste ponto do.

Córtico No meu caso eu vou deixar variável vírgula quantas colunas eu quero capturar variável última coluna mesmo esquema da quantidade de linhas Se for quantidade de colunas específicas vocês podem colocar a quantidade de colunas diretamente neste.

Veja Também:

    Ponto fora dos parênteses ponto get

    Values abre e fecha parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula beleza capturamos os dados agora pessoal tem um detalhe como no arquivo csv eu vou separar as informações utilizando vírgula então eu preciso trocar o separador de casas.

    Decimais das colunas numéricas no meu caso na coluna salário eu preciso trocar a vírgula por ponto então agora nós vamos fazer um laço para percorrer os dados do Array dados nós vamos trabalhar com um laço for for abre e fecha parênteses e abre e fecha Chaves e dentro dos parênteses vai i vai.

    I = 0 ponto e vírgula e vai fazer enquanto a variável I for menor que o nosso Array dados ponto langage ponto e vírgula e mais mais e dentro deste laço nós precisamos capturar a informação no meu caso o valor bar V de valor vai ser igual ao ar dados abre e fecha colchetes e dentro.

    Dos colchetes variável I que representa a linha em que o laço está abre e fecha colchetes e agora precisamos informar qual a coluna do arid dados que nós temos a coluna numérica Então vamos ver qual a coluna destacando que a contagem das colunas dentro do arui inicia por zero então nome coluna zero 1 2 3 4.

    Coluna 4 eu quero trocar a vírgula por ponto de volta no editor dentro dos colchetes coluna 4ro e fecha a linha de código com ponto e vírgula e agora pessoal tem mais um detalhe pode acontecer de na coluna valor ter o ponto como separador de milhar e eu quero ponto apenas como separador de casas.

    Decimais então primeiro eu vou trocar o ponto por nada e depois trocar a vírgula por ponto de volta no editor então a variável V vai ser igual a ela mesma variável V pon replace abre e fecha parênteses e abre e fecha aspas duplas dentro dos parênteses e dentro das aspas duplas vai.

    O ponto que é o caracter que eu quero trocar vírgula e abre fecha aspas duplas e deixa vazio porque eu quero trocar o ponto por nada e fecho a linha de código com ponto e vía próximo passo é trar a vírgula por ponto e colocar esta informação de volta na coluna 4 do meuway podem Copiar esta parte dados coluna 4 vai ser igual a.

    Variável V ponto Replace Ponto replace abre e fecha parênteses e dentro dos parênteses abre e fecha aspas duplas e agora eu quero trocar a vírgula fora das aspas duplas vírgula e abre e fecha aspas duplas e eu quero trocar a vírgula por ponto e fecha a linha de código com ponto e vírgula desta forma vamos.

    Formatar a coluna numérica para utilizar o ponto como separador de casas decimais e depois que sair do laço eu preciso colocar um comando para que o script todos os códigos acima antes de prosseguir vai ser o comando spreed APPF abre e fecha parênteses e fecho a linha de código com ponto e.

    Vírgula na sequência nós precisamos converter o nosso Array para o formato

    Csv Então eu preciso de uma variável para armazenar os dados no formato csv var eu vou chamar esta variável de dados csv vai ser igual a uma função que nós vamos fazer nós vamos fazer uma função chamada converter csv a abre e fecha parênteses e fecha a.

    Linha de código com ponto e vírgula e a função converter csv vai receber o arway dados podem copiar e colar dentro dos parênteses próximo passo é fazer esta função podem copiar o nome function e cola o n da fun e o ar dados nós vamos trocar por arr fora dos parênteses abre e fecha.

    Chaves e pressiona enter e dentro desta função nós precisamos de uma variável para armazenar a linha eu vou chamar esta variável de dados linha D do linha igual e abre e fecha colchetes e fecha a linha de código com ponto e vírgula na sequência nós precisamos fazer mais um laço for.

    For abre e fecha parênteses e abre e fecha a Chaves e dentro dos parênteses vai i vai i o arr para percorrer todos os dados e dentro deste laço nós precisamos capturar a linha linha vai ser ig a variável I que representa a linha em que o laço está ponto comando join para juntar as.

    Informações abre e fecha parênteses e dentro dos parênteses abre e fecha aspas duplas e eu quero separar as informações utilizando a vírgula no caso separar a informação de cada coluna utilizando vírgula e fecha a linha de código com ponto e vírgula próximo passo é colocar.

    Esta linha na nossa variável dados linha podem copiar colar dados linha ponto push ponto push abre e fecha parênteses e dentro dos parênteses vai a variável linha podem copiar e colar e fecha a linha de código com ponto e vírgula e depois do laço for nós precisamos de um.

    Return return abre e fecha aspas duplas e dentro das aspas duplas vocês vão colocar uma barra invertida o f fe FF Isto é necessário pessoal para evitar problemas com relação à acentuação das palavras fora das aspas duplas mais e aí vem a nossa variável dados.

    Linha dados linha pon join para quebrar para a próxima linha abre e fecha parênteses e abre e fecha aspas duplas e dentro das aspas duplas vocês vão colocar barra n para inserir uma próxima linha e fecha a linha de código com ponto e vírgula prosseguindo depois que sair da função converter.

    Csv nós precisamos fazer com que o script Execute primeiro os scripts antes de prosseguir então podem copiar a linha de código spreadsheet app P flush e vocês vão colocar antes da última chave que fecha a primeira função prosseguindo Agora nós precisamos de um nome para o arquivo csv.

    Bar eu vou chamar esta variável de nome arivo vai iG e abre e fea aspas duplas eu nome de salvar csv e feinha deig ponto e NV como eu para o nome do arquivo de uma ca da planilha gole Então vamos fazer também para pegar o.

    Nome do arquivo desta forma se você for pegar o nome do arquivo de uma célula da planilha avar nome arquivo vai ser igual no meu caso Gui dados pon getrange abre e fecha parênteses e abre e fecha aspas duplas dentro dos parênteses por exemplo quero pegar o.

    Texto da célula A1 para ser o nome do arquivo fora dos parênteses pon get abre e fecha parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula No meu caso eu vou utilizar a primeira forma prosseguindo precisamos referenciar a pasta do Google Drive que nós vamos salvar o.

    Arquivo var pasta vai ser igual a drive app P getfolder getfolder by ID get folder by ID abre e fecha parênteses e abre e fecha aspas duplas dentro dos parênteses e fecha a linha de código com ponto e vírgula e dentro das aspas duplas vai o ID da pasta então vocês vão.

    Acessar a pasta entrar na pasta no meu caso estou dentro da pasta teste e aí você vocês vão Copiar esta parte final desde a última barra até o fim copia esta parte do link URL volta no editor e cola dentro das aspas duplas referenciamos a pasta agora nós precisamos criar o arquivo csv dentro da.

    Pasta podem copiar a variável pasta variável pasta P Create file abre e fecha parênteses e dentro dos parênteses primeira informação é o nome do arquivo podem copiar a variável nome arquivo nome arquivo mais abre e fecha aspas duplas e dentro das aspas duplas o formato no nosso caso nós queremos um.

    Arquivo csv então ponto csv fora das aspas duplas vírgula e quais os dados que nós vamos colocar neste arquivo nós sabemos pela variável dados csb copia a variável e cola depois da vírgula vírgula abre e fecha aspas duplas e.

    Dentro das aspas duplas vocês vão colocar o comando text barra csv e fecha a linha de código com ponto e vírgula desta forma nós vamos criar um arquivo usv diretamente dentro da pasta do Google Drive salvei o arquivo Agora eu preciso formatar novamente os dados da planilha Google para facilitar vocês podem copiar Deixa me.

    Ver vai ser esta parte aqui estas duas linhas de código copia e cola depois de criar o arquivo csv beleza como eu já tenho o arquivo csv eu posso fechar o arway dados então ar dados p l = 0 e ponto e vírgula dados csv nós não vamos fechar pode ser que o script siga adiante Antes de.

    Conseguir criar o arquivo csv e por fim nós vamos colocar uma msg box para avisar o usuário então comando browser P msgbox abre e fecha parênteses e abre e fecha aspas duplas dentro dos parênteses e dentro das aspas duplas salvo com sucesso ponto de exclamação e fecha a linha de código com.

    Ponto e vírgula beleza pessoal feito o script para salvar os dados como um arquivo csv salva as alterações e e agora precisamos testar então seleciona a função e clica em executar como é a primeira vez que eu estou executando este script preciso.

    Autorizar a execução revisar permissões detalhe pessoal estejam logados somente em uma conta do Google Drive seleciona conta avançado acessar macros que é o nome que eu coloquei no projeto permitir e aguarda concluir a autorização do script registro em.

    Execução e vamos ver se vai dar certo de primeira ou se vai ter algum no nosso script como nós colocamos uma caixa de mensagem o script vai ficar rodando até eu dar um ok na caixa de mensagem salvo com sucesso Ok volta no editor notificação execução concluída não teve erro no nosso script então agora precisamos vamos ver se de fato salvou o arquivo csv no meu caso na.

    Pasta teste Opa tem um arquivo com o nome salvar csv vamos dar uma olhada vamos ver se está ok coluna salário separador de casas decimais sendo o ponto e as datas estão correto no entanto para testar de fato nós vamos fazer o.

    Seguinte baixar este arquivo para o computador Clica com o botão direito sobre o arquivo e aí vocês vão clicar em fazer download vamos baixar este arquivo para confirmar se de fato cada informação está separada por ponto e vírgula pelo menos o formato do arquivo já está ok vamos aguardar abrir o arquivo que tem mais uns detalhes que eu quero explicar para.

    Vocês arquivo aberto vamos ver se todas as informações estão separadas por vírgula show de bola pessoal está separado corretamente cada coluna deixa eu fechar esta mensagem porque tem mais um detalhe que eu quero explicar para vocês beleza abri o arquivo agora eu quero separar novamente estas.

    Informações seleciona a coluna acessa o menu dados opção texto para colunas delimitar avançar e aqui vocês vão marcar a opção vírgula e podem desmarcar tabulação avançar texto concluir e olha que show pessoal já tenho as.

    Informações separado novamente deixa eu dar uma ajustada para facilitar a outro detalhe quero voltar o separador decimal para a vírgula seleciona a coluna menu página inicial localizar e substituir Substituir eu quero substituir o ponto.

    Pela vírgula substituir tudo vamos ver pronto fizemos três substituições vamos ver show de bola pessoal e agora a coluna numérica já pode ser feito operações matemáticas normalmente entendido esta parte vamos fechar o arquivo e voltar de volta para o nosso script por enquanto eu executei o script.

    Direto do editor Mas eu posso acionar o script também através da planilha Google então acessem o menu extensões macros importar macro meu caso o nome do script é salvar csv adicionar função função adicionada podem fechar esta janela novamente menu extensões.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-M6hXRh6lK8

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem