Como Criar Planilha Profissional Excel

Como Criar Planilha Profissional Excel Olá bem-vinda mais esse vídeo do guia do Excel Sou professor e consultor Marcos Ripper e nesse vídeo eu vou mostrar para vocês como montar uma Planilha profissional no Excel Então vou mostrar aqui várias técnicas mas principalmente a técnica de como montar planilhas profissionais seguindo essas etapas que eu vou mostrar para você você pode seguir para qualquer outra planilha que vai funcionar perfeitamente então se você gostar desse vídeo deixe seu like se inscreva no canal nós temos novos vídeos toda terça todo sábado e também te convida a ser nosso Aluno por ser excepcional completo onde você vai aprender muito mais Excel do que você vai ver nesse vídeo vai bem a fundo.

Como Criar Planilha Profissional Excel

Desde que seu básico até o VBA nove cursos 114 horas de vídeo acesso é vitalício em 10 vezes sem juros motivo plataforma com ótimos professores MV piso Microsoft e Consultores com larga experiência tá bom era esse recados vamos ao nosso vídeo Então vamos lá com a planilha totalmente Branca a gente vai então trabalhar e fazer do zero então a planilha profissional no Excel bom primeira coisa que nós vamos fazer a gente pensar então planejar o que a gente vai fazer né Para.

A gente planejar a gente precisa conversar com as pessoas Então você vai conversar com uma pessoa que vai utilizar planilha vai perguntar para ela o que você deseja Qual o objetivo final da sua planilha a gente não pode aceitar Respostas como Quero controlar isso quero sabe tem que ser respostas do tipo assim eu quero saber por exemplo quanto que eu tive de vendas para produtos eu quero comparar os meses as vendas dos meses por mês por ano com esse ano com ano passado eu quero saber qual é uma equipe média ao longo dos meses eu quero.

Saber quanto eu tenho que pagar de comissão para os vendedores Então você tem que tirar esse tipo de informação Qual é a saída de dados que você quer ter nessa planilha Qual é a saída de dados que a pessoa vai querer qual a resposta que ela quer ter certo que é baseado na resposta baseado saída você vai construir a estrutura que é necessária Então para que ele para que atenda esses requisitos tá para que possa então chegar naquela resposta da necessidade dele nesse exemplo aqui nós.

Vamos montar uma planilha de vendas onde nós seremos a relação teremos as vendas sim Mas seremos também outros controles que vão ser necessários ali como de comissionamento vamos fazer relatórios dashboard tudo isso A partir dessa planilha em branco que você tá vendo aqui tá Então a primeira coisa que nós vamos fazer aqui inicialmente a gente montar nossas planilhas importante esse ponto aqui porque nesse ponto é toda vez que eu vou fazer uma planilha né mas uma pasta de trabalho um sistema sempre a gente começa com as planilhas Quais são.

As planilhas que vão fazer parte da nossa parte de trabalho da nossa estrutura cada planilha aqui nesse projeto vai ser uma tabela certo cada uma delas vai ter uma informação vai ter um objetivo final então cada planilha tem um objetivo por exemplo eu vou fazer aqui então por exemplo planilha de clientes Então essa tabela essa planilha ela vai ter apenas os dados de clientes vai ter apenas a tabela de clientes isso é bastante importante porque vai ter uma organização então dos nossos dados Você não vai colocar várias tabelas dentro de.

Uma mesma planilha tá tô te dizendo como é que é o padrão que se utiliza normalmente tá então você pode seguir isso aqui sempre para suas planilhas que vai funcionar sempre tá esse esquema eu utilizo a anos e vai funcionar para você também não tenha dúvida então tá então vou fazer de clientes Então vai ter uma tabela de clientes eu vou colocar os dados de clientes vão ser relacionados com as nossas vendas então o cliente vai ser sempre mesmo ele vai normalmente vai se repetir sempre o mesmo esse tipo de dado a gente tem clientes ali por.

Exemplo vendedores vão se repetir sempre mas só a informação final esses dados são trabalhados Então como a tabela dimensão sua chamada esta tabela dimensão para quem está habituado com isso então sem informações que se repetem mas por si só elas não dizem nada a partir do cliente Você não sabe quanto que ele vendeu não tem informação nenhuma mas ele é utilizado Então porque vai ser repetido por exemplo nas vendas então um cliente pode ter várias vendas que vai ser então na nossa tabela venda da tabela final vai servir depois então clientes vendedores.

Tá vai ser mesmo esquema mesmo a questão também tabela dimensão nós vamos ter uma tabela também para colocar os produtos correto e uma tabela onde a gente vai colocar as vendas muito bem então cada uma dessas vai ser uma tabela agora nós vamos montar também as outras eu vou deixar prontas aqui tá as outras que a gente vai querer como saída de Aço eu vou querer aqui um relatório resumo de comissões vou chamar para saber quanto que tem que pagar de comissão para cada um dos vendedores vou.

Colocar relatório de vendas e eu vou fazer também aqui uma tabela de cálculo essa tabela de cálculo vai ser suporte a nossa planilha do dashboard tá E vai ser aqui a nossa Bela planilha de dashboard certo Então essas são as planilhas que a gente vai utilizar clientes vendedores produtos vendas resumo de comissões relatório de vendas cálculo e dashboard tá então essas aqui.

São as planilhas de saída de dados que a gente vai ter e as planilhas são de suporte são tabelas de dimensão e essa aqui só a tabela onde a gente vai ter Então os fatos a movimentação Tá bom então agora vamos em clientes aqui primeiro vou pegar a primeiras linhas aqui eu vou fazer um cabeçalhozinho onde a gente vai colocar Então os botões tá esse botões são interessantes para que a gente tem uma movimentação Eu só vou colocar ele assim ó vou botar então nessa cor aqui que eu tenho essa pode ser então isso aqui vai ser o nosso.

Cabeçalho padrão e vai ter um cabeçalho a gente vai aparecer os nossos botões aqui para saber onde que a gente tá se movimentando para não ter que vir aqui pelas planilhas vai ficar melhor tá então aqui clientes e agora na linha 5 eu vou colocar aqueles Campos que eu quero controlar de clientes que eu quero ter informação de clientes então por exemplo o código o nome o endereço e-mail você vai colocar do jeito que for tá mas aqui nós vamos ter apenas dados de clientes então aqui vou ter um código.

Veja Também:

    Que vai ser o único para o cliente nome vou aumentar aqui para você ver

    Código nome e-mail e endereço certo aqui em código usar esse código aqui vou fazer um código sequencial tá a partir do número da linha mas pode ser você pode fazer também de outra forma pode fazer um código digitado também tá se você quiser eu vou tentar digitado porque senão toda vez que eu mudar aqui por exemplo classificar ele ele vai mudar a ordem o código não vai fazer.

    Sentido fazer sentido apenas consequência Então vou botar assim código normal em nome daí você vai colocar um nome por exemplo João da Silva tá e-mail joão.silva@email.com por exemplo endereço daí Rua teste um dois três tá esse vai preencher essas informações aqui por exemplo vai preencher os dados dos clientes aqui tá eu vou pegar alguns aqui.

    Vou botar eles aqui não vou preencher e-mail aqui tá nem endereço aqui porque esses campos às vezes ele pega no Google tá então ele pega no Google e o YouTube acaba limando o teu vídeo Então tem que tomar cuidado com esses campos aqui por mais que seja teste ele ignora e daí ele corta então não coloca Vou botar aqui então selecionei aqui os nossos dados você pode vir inserir tabela ou Alt t tá faz sempre né então é o que eu faço há muito tempo também tanto aqui ele vai.

    Preencher aqui vai botar eu vou botar esse esse padrão aqui ó esse padrão aqui de tabela Tá bom então aqui tem as tabelas agora design tabela você vai botar um nome para ela isso é importante também tô trabalhando com cliente eu vou botar T que tabela clientes ter clientes Só isso tá então tem aqui todos os nossos clientes perfeito Então tá aqui tabela de clientes ótimo e nessa planilha só vai ter essa só vai ter essa tabela tá mesma coisa para vendedores mesma coisa para.

    Produtos mesma coisa para vendas eu vou copiar essas duas linhas em cima que vou colar aqui e agora aqui na mesma célula Tenta botar na mesma para manter o padrão a B5 começa no B5 então em B5 eu vou colocar aqui os dados dos vendedores lá nas tabelas de vendedores vai ser código vendedor e aqui pode botar e-mail também eu não de novo não vou preencher aqui o e-mail porque né mesma questão ali do Google tá então aqui eu vou botar um dois três bota o código deles e bota o nome dos.

    Vendedores vou copiar eles aqui que eu tenho na listinha tem que digitar né nosso objetivo ficar digitando aqui coloquei aqui os dados ao TTA de novo ao TTA sempre que você puder usa tabelas tá retabelas vão te facilitar muito a vida então os cálculos quando tem cálculos ele já puxa para a próxima linha formatação já fica formatado você tem outras questões os cálculos também ela já vai ser autojustada com relação ao cálculo fizer uma soma qualquer cálculo.

    Que você fizer ele já vai se ajustar conforme a coluna da tabela então coloquei mais linhas aqui não importa ele vai estar sempre se referindo aquele intervalo tá então faz sentido fazer sempre com tabelas do jeito que eu tô fazendo aqui outra coisa interessante aqui ó nós temos com linhas né Você pode vir aqui em exibir linhas de grade tirar as linhas de grade vai ficar mais bonitinho ali a tua tabela linhas e grande tá tanto ali nota o padrão já se estabelece aqui ó tá vendo que quando eu mudo aqui.

    Ó já aparece nos cantinhos nos locais certos né agora a mesma coisa com produtos produtos mesma coisa vou copiar de novo as linhas em cima aqui produto colei ali na célula B5 aumentei aqui nota que quando a gente trabalha com padrão também as coisas ficam mais fáceis mais rápidas né então você consegue trabalhar de uma forma muito mais prática porque não precisa ficar pensando como é que eu vou fazer tá então para estabelecer um padrão e sempre utilizar eles no teus projetos também fica bem mais fácil então aqui vai ter no produto vai ter código do.

    Produto produto que a unidade unidade valor e a comissão quanto que vai pagar de comissão para cada um desses produtos da venda deles tá porque eu vou botar os produtos a mesma coisa e vou preencher as outras informações aqui mesma coisa valores tá então tá aqui de novo daí eu já vou deixar formatado antes de fazer a tabela tá já deixa certinho aqui ó comissão né para casa.

    Desse mal valor idade Tá ok que não tá ok o que não é

    Parece que ele não que não pegou certo não elevadores E por que o Kinect ficou totalmente errado do que eu tenho no outro mas que seja um a dois por exemplo A1 A2 A3 o que não é aqui tá copiou errado ali mas não tem importância isso aqui muito bem que daí é um código único para produtos.

    Tá um código de produtos Então vou vir aqui selecionei tudo de novo já tá no formatinho out TTA de novo de novo vou vir aqui na tabela e Vou estabelecer a mesma tabela de padrão que a gente tem lá mesma tabela de novo vou selecionar aqui em t produtos certo mesma coisa questão de maiúsculo minúsculo questão de organização faz sempre assim tá tem produtos aqui já tá ter vendedores faltou então tem vendedores muito bem e.

    Ter produtos mesmo a questão aqui em exibir linhas e vai ficar assim então a nossa tabela e quando a gente movimenta ele vai ficar certinho porque tá tudo não sei né vai ficar tudo ali aparecendo uma coisa bem mais organizada muito bem vamos continuar então aqui em vendas a gente vai fazer então a movimentação dessas informações vai ter realmente que as vendas que foram feitas vai ser a nossa tabela de fato tabela de.

    Movimentação também chamada que a gente vai consumir informações que nós temos aqui de produtos vendedores e clientes muito bem então vamos começar pegando aqui o nosso cabeçalho que a gente colocou as linhas ali começa no B5 de novo certo e aqui a gente vai fazer então os dados a partir aqui dos seguintes Campos Então vai ter o código da venda a data vendedor cliente nós vamos pegar esses dois carros produto tabela de produto.

    E a partir da tabela produto nós vamos puxar uma informação também quantidade daí o valor unitário eu posso puxar aquele produto já que ele já tem ali tá valor unitário valor total percentual comissão e valor comissão tá tanto em alguns Campos que a gente já pode puxar ali como calculado também podemos fazer cálculos nesses Campos que nós temos aqui certo partido valor unitário da.

    Quantidade a gente consegue puxar essas informações aqui isso aqui a gente consegue puxar de produto tá vendo Então já fica tudo mais automatizado aumentar um pouquinho aqui muito bem agora nesse Campo aqui de vendedor eu quero que ele possa selecionar digitar apenas vendedores que estão nessa lista concorda eu não quero que ele digite qualquer vendedor então para fazer isso você pode fazer assim ó igual selecionei eles aqui tá por padrão faz assim vai ficar mais fácil tá mais organizado e.

    Você não vai precisar usar desloque nada disso vai poder fazer direto a partir da tabela bem e daí sempre Toda vez que tiver um novo né um novo cliente um novo vendedor no caso né Ele é automaticamente já vai aparecer ali ó certo muito bem então vou pegar esse nome que tá aqui no começo apaguei você vai pegar em fórmulas gerenciador de nomes de novo e aqui você vai colocar underline vendedores e aqui em vendedores refere-se a vai colocar aquilo que a gente pegou ali ó tem vendedores.

    Então underline vendedores fechei aqui em vendas então eu vou colocar aqui deixa eu mudar isso tudo para tabela primeiro a minha tabela tem cabeçalho e pronto aqui então de novo botar ela no formato aqui em vendedor você vai colocar dados vendedores Opa dados e aqui vai selecionar a lista igual underline vendedores e daí ele vai trazer a partir apenas aquela lista ele vai uma lista de validação vai garantir que seja digitado apenas na parte.

    Daquela lista ou selecionado a partir daquela lista então ele botei aqui então agora vai aparecer a lista deles aqui e dependendo da tua versão do Excel ele também já vai ter um auto preenchimento certo então você pode vir aqui e preenchendo que ele já vai aparecer para você as opções e vai preencher ali mesma coisa nós vamos fazer para clientes e mesma coisa vamos fazer para produtos De novo igual pega aqui copia não precisa mais esse apaga forma do gerenciador de nomes novo underline que eu gosto de botar um.

    Underline para saber que se refere aquilo ali né fica mais fácil underline clientes você pode colocar Qual o nome né seu meu padrão underline clientes tá tanto ali underline cliente fechei de novo em vendas vou vir aqui em cliente dados validação de dados lista igual underline clientes tanto aqui underline cliente a partir deles certo certinho aqui perfeito agora em produtos.

    Você vai vir aqui em produtos igual produto selecionei eles aqui tem o enter coloquei eles aqui apaguei dados validação lista igual underline igual tem produtos certo tá pegando ali 3 2 1 e agora nós vamos fazer para produtos então produto você vai fazer assim igual de novo pega os produtos copia ele aqui não precisa mais ver se apaga gerenciador de nomes novo.

    Aqui underline produtos produtos e vou colocar aqui refere-se a vou dar um ok e Pronto voltei agora em vendas novamente clique em produto dados validação de dados lista igual Opa igual o produtos underline produtos que foi o que a gente colocou lá no gerenciador de nomes vou dar um ok e pronto apareceu ali tá bom perfeito então aqui a gente vai ter quantidade né vou digitar uma quantidade qualquer por exemplo 7 quanto que ele vendeu qual é o.

    Valor unitário valor total comissão e valor da comissão esses campos até aqui a gente vai preencher esse código aqui você pode colocar um código sequencial como você quiser tá que eu vou botar um código que eu vou botar link número da linha menos linha e o número da linha de cima isso vai fazer com que ele sempre começa a partir da primeira linha ali e faça um dois três a partir do que eu digitar aqui eu vou botar um do um 2022 para a gente tem informação dois anos para a gente poder comparar Tá e agora.

    Quando tiver uma nova linha ele já vai puxar ali ok muito bem agora esses campos aqui eu posso puxar o valor unitário a partir de produtos então esses campos eu vou pintar eles de cinza com o objetivo da pessoa já cuidar para quando ela for digitar ela não digitar sobre eles não acabar preenchendo o Campos que contém não tem fórmulas então para isso eu vou fazer aqui com pode fazer com procv pode fazer com prato x como você desejar trazer essa informação tá isso não vai.

    Importar muito eu vou puxar aqui ó Então a partir do produto que eu digitei aqui a partir do produto que eu selecionei aqui tá Então vai ter que igual para que x abre parênteses qual é o valor que eu tô pesquisando então tô pesquisando esse produto aqui pesquisa Matriz aonde eu estou pesquisando vai ser nossa tabela de produtos selecionei eles aqui bem ponto e vírgula Qual é a matriz de retorno Qual é a informação que eu desejo retornar no caso é o valor então.

    Selecionar ele aqui e pronto Então é isso fechei aparência se você quiser não encontrar não vai ter né nesse caso leio entre ali e tá ali o valor unitário tá Vou botar aqui se não encontrado vou botar vazio tá ó então se não encontrada botei vazio Então tá trazendo o valor ali vou botar então com o valor unitário o valor total vai ser a quantidade multiplicado pelo valor unitário então quantidade vezes valor unitário a comissão mesma coisa daí a gente pode puxar também a partir do produto então eu vou pegar a mesma fórmula que eu.

    Tenho aqui e agora nesse Campo aqui ó nesse campo de produtos valor eu vou chamar ela para adulto comissão certo eu nem preciso ir até lá basta você vir aqui mais uma vantagem de você trabalhar com tabelas você não precisa ir até lá então simplesmente eu vim aqui mudei ele automaticamente ele entendeu que eu tô puxando agora a comissão tá então a pessoa pode começar vou aumentar aqui e o valor da Comissão vai ser o valor total desde a comissão vai ser igual.

    Então valor total desde a correção tá então Aqui as nossas informações a gente já tem as tabelas de dados tem as tabelas fato tudo feito de uma forma padronizada e rápida certo então tá aqui 100% e quando a gente mexe para cá para lá e tá tudo no padrão muito bem vou botar mais dados aqui então botar mais informações aqui de vendas botão direito valores preenchendo né fazendo os cálculos agora muito bem trouxe todas as informações.

    Aqui Aqui deixa eu botar os padrões certinho desses dois Campos aqui que faltou muito bem tanto aqui clica duas vezes aqui ele vai aumentar então os campos para ficar aparecendo todos muito bem Então tá aqui então esse aqui são as nossas vendas Então a partir desses dados a gente vai conseguir deixa mudar isso aqui também em formato de data vai conseguir fazer os relatórios fazer o nosso resumo de comissão fazer ali o nosso dashboard como a gente vai ver.

    Agora em seguida tá então a gente já tem os nossos informações entrada de dados que eu quiser colocar o cliente novo aqui vendedor aqui produto é aqui vendas aqui tudo organizado não tem nenhuma dúvida quanto a preenchimento tudo de uma forma bem simples qualquer um pode vir aqui preencher agora então vamos montar então nosso relatórios resumos que nós Desejamos a partir dos dados que Montamos bom então continuando o nosso cliente aqui ele vai querer também o resumo de comissões Bom resumo de comissões mesma coisa vou copiar para cá resumo de comissões na B5 e eu vou fazer.

    Uma tabela bem simples para ele só mostrando quanto que eu tenho para pagar de comissão para cada um dos vendedores nem sempre precisa ser difícil as coisas com muito cálculo esse que vai ser bem fácil veja inserir tabela dinâmica e eu vou montar uma tabela com a partir desse tabela que nós temos aqui ó tabela tá pronta essa daqui Dá um enter aqui inclusive deixa até mudar o nome dela que foi botar aqui faltou colocar como ter vendas tá não tem importância porque aquele também já pegou certo continua pegando a partida até venda não tem problema então.

    Aqui se eu quero uma tabela dinâmica onde eu vou ter então a comissão por vendedor Então quem que eu vou puxar o vendedor e a comissão já tá calculada valor da comissão pronto tá feito então tá feito aqui o nosso valor da comissão você pode digitar aqui também ó come sal e aqui você pode colocar vendedor espaço tá se você não botar espaço aqui ele vai dar um erro vai dizer aqui que não pode tá se não tiver espaço ali ficou bonitinho tá bom Total Geral valor ali tá ok então tá pronto você pode vir aqui.

    Na tabela dinâmica pode mudar o nome também pode botar um formato que fique mais padrão com o que você tá trabalhando né Então pode botar assim então tá pronto tá pronto aqui ainda tá pegando toda a comissão isso é importante ele tá pegando toda a comissão das vendas então 2022 2021 pegando tudo então você pode clicar aqui inserir segmentação de dados fazer um negócio bem legal você pode criar uma partida data um campo onde nós vamos colocar então um filtro por ano e.

    Mês só que nota que não tem ano em mês aqui ó não aparece Então como é que eu faço para que apareça no mês você vai pegar a data aqui vai puxar para linha vai aparecer assim para você já viu que ele apareceu Ó tem mestre ano tudo apareceu meses data Então por que que ele apareceu botão direito agrupar você pode agrupar esses dados por meses trimestre ano como se quiser eu vou marcar aqui vou desmarcar esse Vou deixar só 11 meses ele vai ficar assim certo só que acontece que eu não quero exibir assim não tem importância a.

    Partir do momento que você criou uma vez ele já fica aqui ó já fica travado então eu posso vir aqui agora em segmentação de dados e colocar nos meses ele vai criar segmentação para você tá então tá feito aqui ó Outra coisa quando a gente trabalha com tabela dinâmica uma coisa que eu sempre faço é o seguinte o botão direito opções tabela dinâmica e vai desmarcar esse item aqui ó ajustar automaticamente a largura das colunas ela atualizar porque senão toda vez que você for fazer uma atualização e vamos dizer que puxar um pouquinho para o lado ele vai piscar e vai voltar exatamente.

    Como estava antes tá então não é legal e vai ajustar a largura as colunas e não é uma coisa muito padronizada muito bonita tá então tá na B5 também aqui de novo esse também é uma coisa interessante você clicar um botão direito aqui configurações alimentação de dados vai clicar nele em ocultar e tem 100 dados e aqui em anos pode tirar esse data ali do Canto pronto direito configurações segmentação aqui ó vai tirar do cabeçalho ali em cima muito bem ficou anos ali configurações vai tirar Então não vai aparecer aqueles que não existem dados.

    Opa botão direito configurações alimentação de dados aqui você vai pagar meses e pronto tá então agora se eu quiser Quanto que foi em janeiro de 2023 eu marco aqui e ele vai aparecer então que um relatório do que eu tenho para pagar não teria que preparar de comissão naquele período tá então se eu posso analisar como é que foram as vendas deles aqui não é nosso objetivo analisar mas sim ter um resumo simples e rápido do que precisa ser pago para aqueles vendedores naquele mês Ok mesmo situação você vai clicar em exibir.

    Linhas de grade vai desmarcar tudo volta para 100% tá aqui um relatório padrão tá um resumo de comissões que precisava ali mostrando o que ele precisa para pagar muito bem continuando então uma coisa importante né que eu não falei é quando a gente trabalha com isso a gente sempre salva né você começou a trabalhar já começa a salvar salva depois só contra o B contra o b vai salvando sempre tá então a gente já tem agora o resumo de comissões a partir de agora nós podemos trabalhar mais podemos fazer mais coisas no caso o.

    Nosso cliente ele tá querendo também um relatório de vendas então ele quer por exemplo colocar um período e quer colocar um vendedor e quer puxar todas as vendas aquele vendedor por exemplo ou de um cliente seja como for Daí depende do que ele pediu tá bom aqui no relatório de vendas de novo eu vou pegar o padrão que eu tenho no cabeçalho e vou colocar aqui em B5 é onde eu vou começar certo então eu vou colocar aqui por data data Inicial dois pontos data final dois pontos e aqui eu vou colocar um do um.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5X3Cvr9fR2I

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem